Vender é ensinarLeitura: 4 min
Olá tudo bem, vender é ensinar?
Vamos começar uma série de posts falando um pouco do relacionamento que tenho com o mundo de vendas e alguns casos de aplicação que uso aqui em nossa agência.
Você já se perguntou o que é VENDER?
Essa pergunta é um pouco intangível e a resposta na maioria das vezes você consegue responder com poucas palavras. Contudo, se pararmos para pensar um pouco e vermos que tudo evoluiu, principalmente a maneira de VENDER, vai entender que VENDER é bem mais complexo.
É fácil encontrar artigos e posts sobre como vender, pois sempre o foco vai ser a intenção de persuadir o cliente na venda, e quase todo conteúdo encontrado na internet focado em vendas acaba reforçando técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar. Quando esse foco é na venda, acabamos avaliando de forma errada o que realmente faz sentido e o que importa que é a satisfação do cliente, assim podendo gerar uma série de insatisfações que pode levar à devolução do produto ou cancelamento do serviço.
Profissionais inteligentes no mundo de vendas que procuram cada vez mais habilidades inteligentes no mundo dos negócios estão mudando essa perspectiva, adotando uma nova postura com novos objetivos durante a venda.
Autoconfiança
Autoconfiança é importante nesse processo de aprendizado. O profissional para se manter na competitividade precisa possuir um nível de autoconfiança que permita competir com a habilidade e conhecimento do seu concorrente, independentemente do tamanho da empresa ou da força que a marca tem no mercado.
Competência
Quanto mais competente o vendedor for, melhor. O mercado cresce cada vez mais assim com as expectativas dos consumidores sobre o produto ou serviço. Ser competente em vendas nunca teve um papel tão importante como hoje e a habilidade de utilizar uma conversa, e abordagem profissional, requer que o profissional tenha um conhecimento amplo das técnicas aplicadas para efetuar uma boa venda, assim deixando claro o que o produto ou serviço proporciona para o usuário ter uma boa experiência na compra ou contratação.
Venda e ensino
Assim que o profissional em vendas recebe seu cliente o primeiro processo que ele tem que fazer é ensinar. Não se deve apenas apresentar o produto ou serviço, ele deve entender os problemas que o cliente passa hoje e o que levaram a buscar a empresa.
Logo após, aí sim deve-se ensinar como vai ser solucionado os problemas do cliente com a compra do produto ou a contratação do serviço.
Um cliente que entende bem do seu próprio problema vai aproveitar bem a solução e terá menos chances de arrepender-se de uma compra.
Relacionamentos
O Profissional de vendas tem sucesso quando ele entende bem que vender é criar relacionamentos. Ele deve ter habilidades significativas, que é um passo muito importante para o relacionamento comercial.
Temos maior facilidade de fazer negócios com pessoas que gostamos, que temos melhor empatia, que admiramos e confiamos. Assim a habilidade de influenciar e criar momentos de crescimento e prazer na mente dos clientes é a maior diferença hoje que um profissional em vendas pode ter.
Relatórios e indicadores de vendas
E por último temos que lembrar que nada deve ser intangível. Os resultados devem ser sempre mensurados mesmo eles sendo positivos ou negativos, isso vai ser de aprendizado para a evolução do negócio e tempo que vai levar a venda.
Mensure sempre. Pegue os principais indicadores de vendas que melhor se adequa ao seu negócio. Futuramente vou falar um pouco sobre indicadores de vendas. Lembre-se sempre que em vendas e na vida o que não se mede não existe. Entenda que o lucro é a semente do amanhã. E que grandes empresas estão investindo pesado no relacionamento e na entrega de valor para os clientes. Use a tecnologia ao seu favor para organizar informações importantes sobre os clientes e fornecer indicadores de qualidade para cada vez mais ter resultados sólidos dentro de sua empresa. Vender é ensinar.
Confere ai o que preparamos para você se qualificar: Qualificação profissional gratuita
E se tiver algo que ache importante conversarmos um pouco sobre vendas, pode ser qualquer assunto ou dúvida, entre em contato comigo. Quem sabe não vira post aqui.
Um abraço e tchau tchau.