Hashtags: Aprenda a usarLeitura: 3 min
Descubra como o famoso “jogo da velha” ganhou tanta notoriedade entre as mídias sociais.
Você sabe como as Hashtags surgiram?
Ela surgiu nas famosas salas de bate papo, também chamadas de mIRC – Internet Relay Chat – para marcar as salas de conversas. Quem não se lembra do MSN, não é mesmo?
Mas ela realmente só ganhou forças no twitter, em 2007 quando os usuários do microblog viram a possibilidade de criar grupos na rede social através das tags. Porém, Chris Messina um designer especialista em tecnologia social, teve uma brilhante ideia: usar as hashtags de forma que aumentasse o sinal das mensagens que te tinham um maior interesse do público. Assim, seria possível pesquisar e filtrar pelo seu conteúdo mais facilmente do que quando não se usava as hashtags.
Qual a finalidade do uso da Hashtag – “Jogo da velha”?
Hoje ela tem como principal objetivo ajudar o usuário – sendo ele empresa ou não – a alcançar um público maior. Além disso, ela ajuda a classificar as postagens de forma que elas se agrupam em uma mesma categoria.
Um exemplo prático do uso de uma hashtag é: você deseja saber mais sobre Marketing Digital, basta você ir até sua busca e digitar #MarketingDigital, e automaticamente terá acesso a todos os post que usaram essa tag.
Mas é bom lembrar que cada rede social usa a hashtag de com uma finalidade:
– Instagram usa com a intenção de criar comunidades e também a descrição curta de um conteúdo de foto ou vídeo, além disso, temos uma opção de seguir as #.
– Já no Twitter o objetivo é agrupar os posts. Por isso existem os Trending Topics marcando os assuntos mais falados do momento.
– Facebook ainda não há uma definição específica para seu uso. Mas ao usar as hashtags você consegue cruzar as redes sociais, expandir sua marca e aumentar seu alcance.
Como usar as hashtags
O uso dela é bem prático. Basta você colocar a (#) antes da palavra, frase ou emoji que deseja taguear. Mas é bom sempre atentar-se sua postagem está realmente alinhada a hashtag escolhida, a coerência é muito importante. Não adianta colocar uma tag na sua postagem só porque ela está em alta, viu?
Agora vamos para algumas dicas valiosas na hora do uso:
1- Evite escrever muitas palavras em uma única hashtag
#NãoPrecisaSerUmaFraseGiganteNaSuaHashtag
2- Evite também usar uma hashtag para cada palavra da frase
#Assim #também #não #é #o #ideal
3- As hashtags com informações específicas funcionam melhor
#MarketingDigital #VendasOnline #HomeOffice
4- Fuja dos exageros Tem um limite máximo de hashtags por postagens.
No twitter é recomendável usar até três, já no instagram você pode usar até trinta tags, mas é bom lembrar da coerência das hashtags com sua postagem.
5- Busque hashtags que tem a ver com seu conteúdo
Hoje em dia temos algumas plataformas que nos ajuda a encontrar boas palavras-chaves que vão de acordo com nosso conteúdo. Sites como Ubersuggest e Trends Google são ótimos para trazer uma ideia sobre quais palavras estão sendo mais procuradas.
6- Tenha a sua própria hashtag
Essa tática está sendo cada vez mais usada entre as empresas. Isso ajuda e muito no seu marketing, e aproxima os usuários a sua marca.
7- Localização e hashtags
Você pode unir o útil ao agradável aos juntas essas duas informações. Ao invés de colocar apenas #Verão, use #VerãoNoCeará, isso vai agregar ainda mais ao seu post, pois facilita que as pessoas descubram onde está seu negócio.
Usar essa ferramenta não é difícil, basta seguir as nossas dicas que seu conteúdo vai alavancar.
E se sua empresa não sabe a melhor prática para anunciar, olha o que preparamos para você: