Growth Hacking (Hacking de crescimento), é a maneira criada por Sean Ellis que de maneira simples é: marketing orientado a experimentos. Ou melhor, executar suas estratégias e ações a partir de hipóteses e experimentos observados na execução e no comportamento do seu cliente ideal para aumentar a aquisição do seu produto ou dos seus serviços.
Entender o comportamento do seu consumidor e acelerar o tempo que leva atualmente para vender um produto ou serviço é um desafio que eu também tive no início antes de entender melhor sobre Growth hacking.
Sem falar que, quando temos um planejamento estratégico completo e ele não nos trás um bom resultado isso nos deixa frustrado e desmotivado. Mas irei apresentar aqui nesse post bem mais detalhado o que é o Hacking de Crescimento, como você pode aplicar em sua empresa e dar alguns exemplos para que possa entender que apesar de ser desafiador quebrar os padrões, podemos fazer isso de maneira simples e mais assertiva.
O que é Growth hacking
Vamos começar detalhando melhor. Growth Hacking são estratégias e hacks que aplicados no seu negócio ele tem uma curva de crescimento maior em pouco tempo, isso vai ser executado a base de hipóteses e experimentos.
“Growth Hacking é resolver problemas”
Sua equipe vai começar fazendo o levantamento de várias questões, elas serão validadas e após isso faremos testes e experimentos para que possamos descobrir brechas ou oportunidades que irão favorecer no crescimento do seu negócio de forma inteligente e assertiva.
“Vamos chamar esses experimentos de HACKs, dando certo é um ok para o crescimento e não dando é um aprendizado que você vai ter com aquilo.”
Não podemos esquecer que o Growth Hacking vai além das campanhas de e-mail marketing, da produção de conteúdo e do teste A/B.
Ter processos e lugares onde vamos documentar quais efeitos que queremos com os hacks, quais expectativas que gostaríamos de obter com aquilo, métricas, métricas e mais métricas alcançadas com aquela ação, quais metas estamos observando, enfim documenta tudo e no final saberemos se tivemos êxito ou não.
O Growth Hacker
“Growth hacker tem que ter convicção em seguir no que acredita”
O profissional de Growth é imerso totalmente no marketing e nos processos que irão fazer sua empresa crescer. Ele vai ser o responsável por elaborar análises científicas e estudos para encontrar esses gatilhos, claro que vai fazer isso tudo municiado de ferramentas e softwares para comprovar o mais rápido possível que suas hipóteses são verdadeiras, assim replicando acertos, otimizando e crescendo os resultados ou diminuir os prejuízos que a empresa têm.
O hacker tem que ter autoridade e autonomia na hora de executar porque no final das contas ele quer otimizar e hackear o crescimento, isso que ele vai ter como objetivo do inicio ao fim. Por exemplo, temos uma landing page que não converte legal, ou um CTR ruim, a partir daí ele vai começar a levantar hipóteses e percebe que temos erros conceituais básicos de CRO, por exemplo: os call to action não tem contrastes, a página não é mobile first e etc. Ele depois de fazer o levantamento vai pensar – “se eu melhorar isso, os meus números irão crescer”.
A partir do momento que ele faz as modificações, os resultados começarão a vir e perceberemos se o Hack deu certo ou não.
Imagine se nesse cenário o Growth Hacker não tem autonomia de mudar cor, texto, imagem, copy, enfim qualquer coisa na estrutura da landing page, como ele vai poder colocar em prática uma alavanca para acelerar e melhorar a aquisição do cliente?
Então é importante ele ter autonomia para ter convicção em seguir naquilo que ele acredita, mesmo algumas pessoas sendo contra e coragem para derrubar alguns guidelines.
Por que o processo de Growth Hacking é importante?
Sua empresa não tem uma formula secreta para crescer, e na maioria das vezes quebramos a cabeça para organizar os setores de marketing e vendas para que possamos ter mais resultados e leads.
A partir desse problema, a implementação de um setor de Growth ou a contratação de um profissional da área se torna na melhor solução para ela.
Muitos associam o Growth Hacking a ideia de mudanças e ações mínimas que trazem retornos mágicos. Claro que os resultados podem acontecer dessa maneira e os números duplicarem da noite pro dia, mas na maioria das vezes a recompensa do crescimento escalável vêm a partir de muita análise de resultado e testes com evoluções contínuas e consistentes.
É por isso que o Growth Hacking é conceituado como o marketing orientado a experimentos.
Como aplicar o Growth Hacking na minha empresa?
Para aplicar o Growth na sua empresa primeiro você precisa identificar o cenário atual, os principais gargalos que estão atrapalhando o crescimento seja nas visitas no site, nas redes sociais onde quer que seja. Mas vamos detalhar um pouco melhor.
Vamos começar analisando os últimos resultados que minha empresa tem na internet. Iremos pegar quantidade de acessos no site, desses acessos vamos ver a quantidade de leads gerados e fazer uma média com esses dados. Vale lembrar aqui que todo o conteúdo deve ser analisado, posts, páginas formulários de contato e etc. E o mais importante buscar no google analytics várias informações que ele nos dá quando instalamos o código de rastreio do analytics em nosso site.
Com esses dados em mãos conseguiremos perceber a necessidade de melhorar algumas páginas, melhorar o copy dele e o principal, saberemos se o nosso SEO está tendo resultados positivos atraindo novos visitantes e possíveis clientes para nossa página.
No analytics podemos ver o público que está acessando o site, iremos criar uma planilha com os dados coletados, se homem ou mulher acessa mais, faixa etária, localidade, em qual dispositivo o site é mais acesso entre outros. Faremos isso também nas redes sociais e cruzaremos com os perfis dos nossos compradores e sem perceber você vai começar a encontrar seu comprador ideal.
Procure ficar por dentro do que as empresas concorrentes estão fazendo no mercado. Claro que você vai alinhar duas ideias e se inspirar com exemplos de empresas bem sucedidas e sugerir ideias para aplicar em sua empresa. Mas não esqueça de validar as ideias pois não queremos causar uma má impressão para nossa audiência.
Feito o levantamento de ideias agora sim, você vai reunir seu team e discutir a viabilidade de execução de cada uma delas. Após validadas as ideias serão colocadas em prática e mais uma vez não esqueça de documentar tudo.
Objetivos do Growth Hacking
Falamos até agora que o objetivo do Growth é entender e analisar para resolver algum tipo de problema para que isso se torne em uma oportunidade de crescimento, então de primeira temos que encontrar oportunidades e resolver problemas e isso deve ser feito de maneira Data Driven, ou seja, da forma que seja focada e orientada a dados, olhando números, olhando métricas, analisando o funil, analisando os dados, aí sim você vai encontrar problemas e oportunidades de maneira mais assertiva a partir dali.
Feedback dos seus clientes, aprenda com a pesquisa de satisfação
Buscar qual a visão de seus clientes sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços é fundamental para entender o comportamento e a jornada de compra. Pois ajuda a mensurar os seus resultados e a partir daí pensar em nossas estratégias e ideias que possam acelerar o crescimento do seu negócio.
A regra de ouro é que só a partir da opinião de seus clientes, é que se chegará a um produto ou serviço excelente.
Alguns cases de sucesso
Sabemos agora a importância do Growth Hacking para as empresas e um pouco de como realizar as estratégias e como aplicar em nosso negócio. Mas dá uma olhada nesses cases de empresas conhecidas que tiveram ótimos resultados com o Growth Hacking.
Uber
É visível como a UBER claramente está entre as empresas mais valiosas do mundo, mas nem sempre foi assim. Em 2009 a empresa ainda estava sendo pensada pelos amigos empreendedores Travis Kalanick e Garret Camp.
Ele sabiam que tinha uma grande ideia, que algo grande estaria por vir, e que com o aplicativo UBER muitos problemas seriam resolvidos na mobilidade urbana. E logo no início eles tinham que superar a primeira dificuldade: ATRAÇÃO.
A UBER colocou sua base inicial em São Francisco para realizar seus primeiros testes. Inicialmente a empresa focou na comunidade de tecnologia, pois como eram uma startup nova e com levantamentos de hipóteses, acreditavam que seria o público ideal para utilizar o serviço do app. Começaram a disponibilizar passeios gratuitos para os participantes dos eventos de tecnologia daquela região.
Então a divulgação foi boca-a-boca, quem utilizava o serviço espalhava para seus amigos e o crescimento rápido aconteceu, assim como o modelo ideal a ser implementado em outros locais.
Paypal
Esse case é um dos meus preferidos, muito massa a ideia deles.
O Paypal adotou uma estratégica que chamou atenção das pessoas que fazem compra na internet. Eles adotaram o pagamento de R$ 10,00 para cada novo cliente e R$ 10,00 para cada cliente que fizesse uma recomendação do seu sistema, a empresa logo percebeu um grande crescimento e chegou próximo a casa de 10 milhões de usuários até encerrar a oferta de indicação que fizeram.
Growth até o infinito e além
Então consegui passar para vocês a importância que o Growth Hacking e como ele é importante para o crescimento do seu negócio?
Faz assim, manda uma email para nossa equipe com o assunto: “Quero analisar se minha empresa vai crescer mais com o Growth Hacking”. Que eu mesmo entro em contato com você para que possamos analisar sem custo nenhum se teu negócio pode ser acelerado aplicando o Growth Hacking.
Vale lembrar que que aplico o Growth Hacking no Ceará. E agora que já entendeu bem sobre o assunto que tal a gente ler um pouco sobre uma simpatia que eu aprendi?
https://bycreator.com.br/blog/vendas/simpatia-para-aumentar-as-vendas/