Venda mais com técnicas de Growth HackingLeitura: 10 min
Growth Hacking (Hacking de crescimento), é a maneira criada por Sean Ellis que de maneira simples é: marketing orientado a experimentos. Ou melhor, executar suas estratégias e ações a partir de hipóteses e experimentos observados na execução e no comportamento do seu cliente ideal para aumentar a aquisição do seu produto ou dos seus serviços.
Como já tinha comentado sobre o que é o Growth e de como aplicar em sua empresa acredito que essas dicas vão ser importantes para acelerar suas vendas. Vale lembrar também que sua empresa não deve ficar apenas no digital, pois quanto mais sua empresa estiver no ON e no OFF mais vai ser visível aos olhos da sua audiência.
Muitas pessoas acreditam que o Growth Hacking é aplicado somente em startups e em certos modelos de negócios inovadores, mas esse conceito está totalmente errado.
As técnicas de Hacking devem ser adotadas por todas as empresas que querem se manter na concorrência dentro do mercado pois praticamente qualquer tipo de negócio cabe a aplicação de técnicas que vão aumentar a taxa de conversão de vendas.
Pensando nisso, neste artigo selecionamos algumas dicas de Growth Hacking para empresas de qualquer nicho que precisam alavancar suas vendas.
Segmentação da sua base de clientes
É a melhor maneira para alcançar um nicho específico do público-alvo que quer atacar, traçando um perfil do consumidor ideal para que possamos saber os principais canais para encontrá-los e encantá-los. Com a segmentação da sua base de clientes você vai conversar realmente com as pessoas certas, aumentando as chances de encontrar leads qualificados para gerar mais vendas.
Com a segmentação da base de clientes teremos mais assertividade assim podendo colocar mais esforços na base ideal construída com o público interessado no seu serviço ou produto. E vale também lembrar que esses esforços estão relacionados à definição de uma campanha de comunicação, de qual experiência seu produto ou serviço deve proporcionar ou a criação de novos produtos ou serviços.
Olha vários outros benefícios que podemos encontrar com uma boa base de segmentação dos clientes:
- Estratégia de comunicação direcionada;
- Aprimorar estratégias de atendimento com o cliente;
- Concentrar esforços da equipe de vendas nas pessoas certas;
- Melhorar o relacionamento com os clientes;
- Qual o melhor canal para comunicação e abordagem com seu futuro cliente.
Temos muitas possibilidades e tipos de segmentação para que possamos estender melhor sobre o assunto.
Uma empresa que vende para outras empresas (B2B), pode levar em conta informações para criar sua base como:
- Segmentação;
- Geolocalização;
- Capital da empresa/Porte;
- Produtos adquiridos pela empresa;
- Quantidade de colaboradores.
Temos também empresas que vende para o usuário direto, o consumidor (B2C):
- Gênero;
- Faixa etária;
- Geolocalização;
- Interesses;
- Qual dispositivo móvel usa;
- Entre várias possibilidades.
Podemos aqui passar muito tempo comentando sobre os tipos de segmentação, mas acredito que isso é assunto para outra postagem.
Quanto maior e mais segmentada for a base de clientes, mais assertiva será a estratégia que sua empresa vai executar, claro com o foco no seu público-alvo. Por isso é importantíssimo capturar dados sobre esses consumidores e com essa base de dados desenvolver as personas, que são representações dos clientes ideais do seu negócio.
Fatores para gerar curiosidades nos seus futuros e atuais clientes
A sua marca deve se comunicar de maneira inspiradora.
Imagine um bom filme, ou um bom livro que tem um texto curto ali ou um teaser que vai te deixar curioso, querendo assistir ou ler. Aqui temos algumas técnicas persuasivas que são planejadas de maneira para gerar uma curiosidade do público e assim gerar o interesse na compra.
Para ser mais claro, estou falando que sua marca deve se comunicar de maneira que os textos e imagens funcionem como iscas ativando o subconsciente da audiência assim gerando interesse.
Temos que ter em mente que esses gatilhos mentais vão tornas nossas campanhas mais eficientes, mais interessantes e assim tendo bem mais sucesso na hora de converter esse desejo em vendas.
Até consigo te falar que o segredo sempre é manter o suspense, mas saiba a hora certa para fechar o negócio ou lançar o produto.
Esse gatilho é matador, principalmente no mundo digital, quando você percebe a intensão de gerar mais tráfego para seu site, aumentar as taxas de aberturas dos seus e-mails e até mesmo gerar mais leads nas suas páginas de vendas.
Conteúdo original e de relevância para sua audiência
Lembra do último post que leu, ou da última matéria que te fez comprar algo, ou do anúncio de que te chamou atenção?
É quase impossível você prestar atenção em todos patrocinados que aparecem hoje para você e você não esquecer. As chances são mínimas de você lembrar, não concorda?
Claro que isso não é culpa sua, pois somos bombardeados por milhões de informações a cada segundo dentro das redes sociais, dos sites etc. Mesmo que esteja muito interessado, provavelmente vai esquecer a maioria do que ocorre ali naquele anúncio, post ou propaganda.
Portanto, criar conteúdo não é apenas escrever, compartilhar ideias que vão mudar a rotina das pessoas ou empresas.
“Você deve comunicá-las de forma clara e eficaz do que se trata o conteúdo.”
Conteúdo original que atraia olhares para ele é seu maior desafio.
Você tem que descrever suas ideias de forma vívida. Comece fazendo pesquisas relacionadas ao conteúdo que quer criar. A maioria dos profissionais não fazem isso no início, que é o trabalho inicial que deve fazer para encontrar dados que apoiem suas ideias, para aplicar de modo estratégico atraindo o interesse do seu leitor.
Pense na jornada que ele vai ter ao ler o artigo ou post. Pense no entusiasmo que você sente quando encontra um conteúdo relevante. Lembre-se que conteúdo bem explicado é bem melhor do que deixar o leitor sem entender por completo.
O leitor vai querer se colocar na posição do assunto e vai querer sentir a experiência com o aprendizado adquirido na leitura. As emoções dele vai dizer para você se teve êxito ou não no conteúdo escrito.
E por último conte uma boa história da sua empresa, do seu produto e da experiência que ele proporciona.
“Grandes ideias nascem de grandes histórias contadas.”
Campanhas para captação de leads
Não tem como negar que hoje a internet é o principal meio por onde as pessoas veem os anúncios e por onde as empresas têm mais oportunidades para gerar conteúdos interessantes para sua audiência.
Acessar a internet por diversos dispositivos ocupa grande parte e faz parte do dia a dia das pessoas e o sucesso das marcas está diariamente ligado a sua atuação no meio digital. Com isso temos que criar campanhas para que seja crescente a captação de leads da sua empresa vindo do meio digital.
Devemos criar campanhas que ofereça informações sobre seu produto ou serviço. Logo acima comentei que o seu conteúdo deve ser original e de relevância para gerar o interesse do público-alvo.
Até te falo que no primeiro momento ela tiver interessada em algo, ela vai correr e procurar no Google!
Agora sim entendemos melhor várias campanhas e anúncios que aparecem enquanto estamos na internet hoje.
Pense em campanhas de maneira organizada, criando um arquivo, documento ou uma planilha para que tenho dados para medir o que mais trás resultados para geração de leads.
Crie uma campanha sobre assuntos relacionados a sensação de usar uma roupa por exemplo, postando vídeos, imagens e momentos de pessoas usando e sempre procure testar algo que leve o usuário que está assistindo a compra ou a conhecer sua loja.
Isso seria um exemplo de campanha que você pode fazer ter resultados legais, e ainda falo mais, em uma campanha você vai organizar em uma planilha os meios de veiculação da campanha, os resultados em cada meio de comunicação, por onde tivemos mais leads, mais audiência etc.
Seu foco maior quando for construir essas campanhas é realmente documentar tudo e entender quais são os principais canais que geram mais leads para seu negócio.
Dados relevantes para acelerar o tempo de compra
A base do Growth Hacker é a utilização de experimentos para potencializar os resultados seja de vendas, de alcance ou de visitas da sua empresa ou do seu negócio. Por isso é muito importante testar ao máximo todas as possibilidades possíveis e campanhas. E para saber a eficiência desses testes, é fundamental coletar todo tipo de dado relevante paras as vendas e o marketing.
Como o Growth Hacker é especialista na análise desses dados, no entendimento das métricas de acessos, ele é capaz de entender o comportamento do público e realizar pequenos ajustes para que as ações de marketing e vendas sejam mais competitivas e eficazes.
“Colete o máximo de dados possíveis e utilize de maneira inteligente em sua estratégia”.
Reciprocidade – amostras e testes gratuitos em troca de leads
“Não existe nada melhor do que ensinar a sua audiência.”
Um dos maiores desafios das empresas na hora de vender é superar a barreira do pagamento. Muitas vezes, o cliente está interessado e muito curioso sobre seu produto ou serviço, mas ainda não se decidiu ou criou coragem para investir naquilo sem ter convicção das experiências que seu produto ou serviço pode proporcionar.
Para acabar com esse gargalo, você deve compartilhar conteúdos, devo dar amostras grátis, que podem ser um produto físico (é muito comum ver isso em lançamento de novos produtos nos supermercados), ou oferecer uma ferramenta ou app por um período de testes sem custos, como algumas empresas fazer hoje com 30 dias gratuitos.
Lembre-se que se você conseguir a atenção e o amor do seu usuário no primeiro momento, com toda certeza vai ganhar um apaixonado por sua marca por muito tempo e um bom anunciante do seu negócio.
Estratégia de indicação – Seu maior vendedor é seu cliente feliz
Uma das melhores técnicas adotadas para o crescimento acelerado de diversos tipos de negócios disruptivos ao redor do mundo com certeza é a Estratégia de Indicação. Aqui o seu negócio concede um prêmio para os usuários que indicarem para novos consumidores, que normalmente também virão por indicação.
Entre 2008 e 2010, o Dropbox conquistou a médias de 4 milhões de novos usuários, saindo da sua base inicial de 100 mil usuários.
A filosofia do Programa de indicação era muito simples. Como o produto oferece espaço de armazenamento na nuvem, a equipe de Growth decidiu recompensar as pessoas que indicavam o Dropbox, com mais espaços grátis. Além disso a pessoa indicada também ganhava espaço grátis ao se cadastrar.
Pense em como transformar seu cliente em seu maior vendedor.
Variações de canais de vendas
Teste, teste e teste. Quando obtiver bons resultados invista no canal com maior tráfego e arrecadação de leads.
Devemos sempre melhorar os nossos anúncios pagos que estamos utilizando em nossas estratégias, seja no Google Ads, Facebook Ads ou no Linkedin.
Também devemos variar os canais de anúncios pagos pois variações sutis nas peças podem gerar melhorias no engajamento que, somados, farão uma grande diferença no resultado final.
Com testes recorrentes, seu anúncio vai se tornar bem mais assertivo, assim seu retorno sobre o investimento vai ser bem maior.
Espero que agora entenda melhor sobre a importância de aplicar estratégias de Growth Hacking dentro da sua empresa. Se tiver interessado em conhecer melhor como isso vai agregar ao seu negócio e como vai acelerar mais as suas vendas, entra em contato com nossa equipe e vamos conversar.