A importância do Whatsapp Business para seu negócioLeitura: 5 min
Se comunicar com seus prospectes e clientes da maneira mais fácil e ágil é seu principal fator de crescimento e vendas hoje, e o Whatsapp consegue te proporcionar muitas vantagens para seu negócio.
Qualquer empresa independente do tamanho, deve usar o aplicativo para controlar sua rede de relacionamento, ou melhor, sua empresa deve usar o Whatsapp Business para se comunicar com os clientes.
Em fevereiro de 2020, uma estatística chamou a atenção da FORBES, o aplicativo de mensagens do Facebook, Whatsapp, atingiu a marca de 2 bilhões de usuários, tornando-se uma das plataformas de mídia social mais usadas.
Com todos esses usuários ativos espalhados por todos os lugares do mundo, temos certeza de que é um grande aliado para ter contato com seu público-alvo.
Esse aplicativo é uma ótima alternativa de marketing e vendas, e a solução perfeita para estreitar a relação com o público na palma da sua mão.
Quais as vantagens de usar o Whatsapp para minha empresa?
Agora que já sabemos da importância dessa ferramenta, vou te falar que existe um Whatsapp para seu negócio, ele é o Whatsapp Business.
O Whatsapp Business é uma variação criada pelos desenvolvedores do app para atender sobre empresas e negócios.
Ainda que muito parecido com o Whatsapp convencional, o Business é focado na comunicação de empresas e empreendimentos. Isso significa que existem algumas funções da ferramenta que são úteis a um negócio que não estão disponíveis no aplicativo convencional.
Apesar de existir diversas vantagens em usar o Whatsapp Business, uma de suas funções mais importantes é a possibilidade de ter um perfil empresarial dentro do app com mais informações sobre o seu negócio, como localização, horário de atendimento, e-mail, site e etc.
A partir daqui vamos focar apenas no Whatsapp Business, pois ele será o foco para controlar melhor as demandas e os relacionamentos comerciais da sua empresa.
Vantagens de usar o Whatsapp Business
1 – Ampliar sua rede de contatos
No marketing tradicional, é importante que as pessoas conheçam você e sua marca. Mas, precisamos ir além disso, é necessário construir uma rede de relacionamentos engajadas, para que a partir disso adquiram o interesse em saber mais sobre seu serviço ou seu produto. Por isso, devemos ter um treinamento de qualidade com a equipe de vendedores e criar uma rotina diária e semanal de atendimento feito pelo Whatsapp.
Com isso, manter um cadastro adequado e atualizado de sua rede de prospects e clientes, assim você terá opções de contato com cada um deles, podendo adicioná-los e trabalhar esse relacionamento via Whatsapp.
Também vale lembrar que, tem ótimos aplicativos de BOTs para automatizar o relacionamento, mas isso é assunto para outra postagem.
2 – Atendimento e respostas rápidas para seus clientes
Na correria que vivemos hoje e com o consumidor querendo uma resposta cada vez mais rápida, as respostas instantâneas são úteis para agilizar a conversa com os clientes.
Sua empresa pode configurar e criar mensagens prontas que poderão ser acionadas no chat a partir de comandos do teclado.
É possível, por exemplo, registrar uma mensagem de boas-vindas mais detalhada e enviá-la para um contato digitando apenas um atalho, como “/boas-vindas”, na conversa. O texto completo irá surgir na tela para que você possa enviar rapidamente. Desse modo, não é preciso digitar o texto padrão mais longo toda vez que precisar.
3 – Perfil Comercial
Uma das principais vantagens é a possibilidade de ter um perfil profissional no aplicativo
Com ele podemos além de adicionar a foto (logo) da empresa no perfil, colocando informações para passar maior credibilidade e confiança do público. Ademais, podemos adicionar horário de funcionamento, segmento comercial, site e e-mail da sua empresa.
4 – Organizar conversar por etiquetas
Com o aumento do fluxo de conversas em seu Whatsapp, se tornará complicado identificar se o contato é um possível cliente novo, alguém que deseja tirar dúvidas ou um cliente que não está qualificado, enfim são vários tipos de conversas, o que leva a sugerimos que deve ser feito uma organização por categorias.
Com o Business podemos organizar as conversas com os clientes usando etiquetas coloridas, cada uma com seu título e particularidade. Desta forma, torna-se mais fácil e prático organizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais. E além disso, ficará mais fácil identificar os contatos mais rapidamente, permitindo realizar uma triagem mais eficiente de conversas.
5 – Ter um catálogo de produtos
Essa função é muito interessante, com ela você pode criar um catálogo de seus produtos e serviços dentro do mensageiro.
Através dela é possível cadastrar e organizar seus produtos e serviços separadamente, adicionando fotos, preços, descrição e o link para ser direcionado para seu site.
Imagina o tempo que você pode economizar? Pois, ainda dentro dessa função conseguimos enviar os detalhes dos produtos e serviços para os clientes.
SEGURANÇA LEGAL
No Whatsapp tem termos de uso que todos precisam concordar antes de utilizar. Entre eles está uma proibição do uso do aplicativo original para marketing. Tenha cuidado se você utiliza seu Whatsapp convencional para uso comercial, você corre o risco de perder a conta com o número que está utilizando.
E além disso, poderá não ter mais acesso aos contatos realizados, as conversas de negociação e todos os arquivos existentes trocados naquela conta.
Já com o Whatsapp Business, você tem permissão da plataforma para realizar as comunicações e distribuir o material que precisa, garantindo legalmente que não irá perder seu canal.
Agora que já intendemos a necessidade do Whatsapp Business para negócio o ideal é que você implemente já na rotina do seu comercial e atendimento.