Scroll to top
Onde estamos
Rua Vicente Lopes 785, Cidade dos Funcionários – Fortaleza/CE.
ceo@bycreator.net
(85) 98744.8721
Fale com nosso Consultor
daniel.silva@bycreator.net
(85)98686.9799

Dicas para aumentar engajamento e seguidores no seu perfil do Instagram

Está difícil melhorar o engajamento e o número dos seus seguidores no seu instagram? Também tinha essas dores quando não entendia como a plataforma funciona e nem quais são as características relevantes para ter um bom posicionamento.

Mas não se preocupe que depois de ler esse post você vai aprender a como driblar essas dificuldades, entender o que é engajamento e o que fazer para aumentar com mais eficácia sua audiência na plataforma.

O Instagram está sempre atualizando e mudando. Hoje temos a opção de usar o instagram no modo noturno pelo celular ou a facilidade de acessar a rede usando o instagram no pc. Mas essas constantes mudanças vão alterando outras áreas da plataforma. Uma delas é o engajamento.

Engajar é mais do que as reações dos seguidores ao seu conteúdo. Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue. Hoje o Instagram tem hoje mais de 60% de usuários totais logados diariamente, com uma média de compartilhamento de 95 milhões de fotos por dia. Por isso investir nessa ferramenta é fundamental.

Quando um seguidor não reage às suas publicações, provavelmente não está interessado em adquirir o que você oferece, sejam produtos, serviços ou informações. E é sobre como mudar isso que vamos falar hoje.

O que é Engajamento?

Engajamento é basicamente as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais.

  • Essas formas são:
  • Enviar Stories;
  • Salvar posts do feed;
  • Enviar posts do feed;
  • Envio de mensagem direta;
  • Curtidas nos posts do feed;
  • Comentários nos posts do feed;

Ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;

Respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;

Tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo).

Tudo isso faz o Instagram entender que o usuário está interessado naquele conteúdo. Agora vamos te mostrar o passo-a-passo de como se tornar o mestre no engajamento. 

8 dicas para aumentar seu engajamento 

Antes de irmos as dicas é bom lembrar que o algoritmo faz com que suas publicações alcancem apenas uma parcela dos seus seguidores. E dentre as pessoas alcançadas, um percentual desse total é que vai interagir com o conteúdo.

Agora bora lá:

1- Use hashtags 

Elas são muito importantes no Instagram – alias, tem um post aqui no blog ensinando a usá-las. Clica aqui pra ver!

No Instagram as hashtags funcionam como hiperlinks. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicam na hashtag ou vão na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.

2- Use a localização 

Sim, marcar onde você está faz toda diferença. E vale para o instagram story e para o feed. Dessa forma sempre que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados.

3- Hora certa 

Vá nas informações do seu perfil e verifique quais são os horários e dias da semana em que um maior número de seguidores está online. Essa informação ajuda muito a descobrir quais são os períodos os seus usuários estão online, e isso aumenta as chances de engajamento.

4- Faça perguntas 

As pessoas querem mostrar que sabem sobre determinado assunto, então às pergunte. Você pode fazer isso no feed ou nos stories usando os recursos interativos que estão disponíveis.

5- Responda seu público 

Seja através do instagram direct ou dos comentários. Fale com sua audiência, esse é um momento muito importante para a interação e o engajamento.

6- Fotos boas 

O Instagram é uma rede muito visual, aliás foi criada para fotos. Claro que a imagem perfeita varia de acordo com o público, mas existem regras gerais sobre o que funciona: evite usar fotos de banco de imagens, prefira sempre imagens originais; quanto mais bonita a imagem melhor, use filtros se precisar, procure o melhor enquadramento, iluminação adequada vai ser sua melhor amiga na hora das fotos, evite imagens muito poluídas, com muitas informações, imagens com rostos de pessoas também ajudam. Elas têm 38% mais engajamento.

7- Vídeos no feed 

Publicar vídeos no feed também colabora para que os seguidores fiquem mais tempo observando seu conteúdo. Mas lembre-se que os primeiros segundos do vídeo devem gerar interesse.

8- Gere conteúdo de valor 

Informações úteis normalmente são mais compartilhadas. É por isso que perfis no Instagram que tem dicas de saúde, beleza, viagens e carreira fazem tanto sucesso. Eles geram informação relevante para os seguidores e, logo as pessoas interagem mais com esse conteúdo.

O segredo do engajamento 

Os seus seguidores precisam ser de qualidade. Já percebeu que nossos perfis pessoais onde tem apenas família e amigos sempre tem uma interação alta e um bom engajamento, então, isso acontece porque eles realmente estão interessados no seu conteúdo.

Você precisa ter seguidores que gostem da sua marca e do seu conteúdo. Somente assim, seu perfil terá engajamento e ainda mais seguidores interessados. Por isso é tão importante gerar conteúdo de valor.

Por exemplo, um instagram que vende produtos para rastreamento veicular vai querer seguidores que tenham carro. Um instagram de receitas culinárias quer que seu público tenha interesse em aprender pratos novos ou queira aprender a cozinhar.

Viu como ter um alinhamento do público é ideal – para quem seu perfil produz no Instagram- com o conteúdo? Este precisa ser um ponto de atenção a todo momento.

E para atrair os seguidores certos é preciso que deixe claro o que tem naquele perfil. Para isso, é necessário escolher bem a imagem de perfil, a biografia do Instagram, os temas-chave que você irá trabalhar e a identidade do seu conteúdo. Isso é a sua construção da sua imagem no Instagram. Caso contrário, você até pode conseguir muitos seguidores, porém com baixo engajamento.

E como ganhar seguidores no instagram?

Essa talvez seja a pergunta de um milhão. Ou não, você seguindo as nossas dicas de como ter um bom engajamento e sendo constante nas publicações, você consequentemente começa a aumentar seu público.

Quando você gera conteúdos bons e com valores que agregam de alguma forma na vida das pessoas, elas vão te seguir de maneira natural. E esse público, serão seus seguidores de qualidade. Aqueles que realmente estaram ali porque gostam e querem receber mais do seu material.

Então vamos reforçar, para ganhar seguidores no instagram  é fundamental conhecer muito bem o seu público e trazer um conteúdo relevante para ele. Além disso, usar bem as hashtags, incentivar engajamento, desenvolver um calendário editorial, variar os tipos de postagem, monitorar os resultados, entre outras práticas que atraem seguidores.

Assim a gente desmistifica essa plataforma de sucesso, e começa a fazer com que ela trabalhe a nosso favor.

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários. Ah, e já que estamos falando de Instagram, aproveita e segue a gente no nosso ByCreator

 

 

Fontes:

https://rockcontent.com/blog/dicas-engajamento-no-instagram/

https://pt.semrush.com/blog/dicas-para-ganhar-seguidores-no-instagram/

https://blog.bume.com/engajamento-no-instagram/

 

1 comentário

  1. Evandro

    Adorei esse post, gostaria e dicas tmbm para o LinkedIn.

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos e politicas do site.