Ceará: o segundo estado do Brasil que mais vende por WhatsappLeitura: 7 min
Ceará é o segundo estado do Brasil que mais vender por Whatsapp e chats, com mais de 1 milhão de consumidores atendidos. Com a mudança na rotina de pedidos e compras no comércio, as Lojas Virtuais viram tendência no Ceará, que só perde para São Paulo no seguimento de E-commerce.
Lojas Virtuais – Nova estratégia para os comerciantes Cearenses
Uma pesquisa da Benchmark Coversational Commerce Brasil, realizada pela OmniChat, que é uma startup do segmento de chat-commerce, aponta que os cearenses são responsáveis por grande parte das compras realizadas via chat nesses últimos meses, que essa fatia chega a 13,39% dos brasileiros que compraram seja pelo Whatsapp ou Chats instalados em sites de Lojas Virtuais (E-commerce).
Fica apenas atrás de São Paulos, que se mantém no topo com 34,18% dos consumidores deste nicho do comércio eletrônico.
“Onde na minha opinião foi um dos setores que mais sofreu mudanças na pandemia. Pois todos agora entendemos que quando mais próximo do nosso público-alvo para tirar dúvidas, resolver problemas e se ajustar com a real necessidade do consumidor, mais assertiva vai ser seu produto ou serviço e maior será a linha de crescimento das suas vendas.”
Mais de 1.3 milhão de cearenses utilizaram canais digitais de atendimento, ou melhor, utilizaram os Chats, Whatsapp ou mensagens diretas no instagram, para efetuar comprar online ao longo de 2020.
Confira o Ranking dos 10 estados que mais utilizaram o Chat para sua estratégia comercial:
- 34,18% – SP
- 13,39% – CE
- 9,37% – RJ
- 7,74% – MG
- 6,93% – PR
- 4,33% – RS
- 3,25% – SC
- 2,92% – BA
- 2,38% – DF
- 2,19% – PE
Atendimento Bom, é igual Boas Vendas!
Atender bem as pessoas interessadas no seu produto ou serviço é um diferencial para as empresas, independente do seguimento que ela atua. Além de garantir a satisfação dos seus clientes com um atendimento bom, vai ajudar a fazer com que eles voltem e na maioria das vezes compartilharão com outras pessoas como foi a experiência, pois nos sentimos bem mais seguros quando temos uma atenção e cuidado seja na resolução de nossos problemas com um bom serviço ou quando ficamos felizes com um produto que desejamos comprar. Portanto, é muito valioso contar com soluções que auxiliem o visitante no atendimento mais próximo dentro da internet antes de fazer uma compra, como um chat bot, ou um botão de Whatsapp no site.
Essas soluções se popularizaram cada vez mais com o início da pandemia onde as lojas tiveram que migrar seu atendimento presencial para opções na internet. Sem falar que também vivemos uma correria grande com várias obrigações que temos durante o dia.
Inclusive, grande parte dos consumidores preferem efetuar compras online ou fazer pesquisas de valores de maneira virtual antes de tomarem as decisões, por conta da agilidade e rapidez que a opção de atendimento via Chat oferece.
Adote um atendimento via chat em sua empresa.
Tem uma empresa e ainda não tem site? Então seu problema começa aqui.
Estar presente no mundo digital é imprescindível para o crescimento do seu negócio independente do seu segmento. Mas vamos supor que você já tem um site bem-posicionado na internet.
Caso um curioso futuro cliente tenha alguma dúvida relacionada ao seu serviço ou produto, o chat em seu site vai oferecer o benefício de atendimento instantâneo, aumentando as chances de conversão daquele visitante em nossa página.
Com o atendimento via chat, pode ser também um botão que leve o consumidor para o Whatsapp de atendimento da empresa, sua empresa vai sair na frente dos concorrentes. O consumidor prefere que suas dúvidas sejam esclarecidas de maneira prática seja usando o computador, tablet ou celular.
Vantagens de atendimento via site no site
Agilidade
Em tempos de alta concorrência, sua empresa deve se comunicar de forma fácil e rápido com o público-alvo. Com isso, as chances de o possível cliente desistir da compra por dúvidas ou por falta de informação é menor pois ele vai poder ter acessos a várias informações via chat.
Aumentar a taxa de conversão
A principal métrica de um negócio online é a taxa de conversão. Saber quantos visitantes/clientes compraram dentro do universo de pessoas que passaram pelo seu site é fundamental para otimizar recursos e potencializar os investimentos feitos em anúncios e em estratégias. Você pode até verificar nesse post que crie de como o Growth Hacking pode aumentar as suas vendas.
O cálculo é simples, basta dividir o número de aquisições pelo número de visitantes únicos dentro de um período e multiplicar por 100. Essa será sua taxa de conversão.
O atendimento via Chat vai aumentar a taxa de conversão do seu negócio pois ele humaniza o atendimento.
Um estudo na Invesp mostra que 73% dos consumidores online afirmam que o chat online é a forma mais satisfatória de se comunicar com uma empresa.
Satisfação
Consumidor feliz sempre volta, gasta mais e se torna no melhor vendedor da sua marca. Você deve sempre ter entra os objetivos principais do seu negócio o aumento constante da satisfação do público-alvo e o chat no site vai te ajudar muito nessa métrica.
Uma equipe bem treinada para efetuar um bom atendimento vai conseguir prender mais o visitante e tornar aquele atendimento em uma boa experiência de compra.
O ideal é que antes de finalizar o atendimento apareça uma pesquisa de satisfação para que possamos entender como foi a experiência naquele atendimento e melhorar cada vez mais.
Economia
Estruturar um setor de atendimento tradicional custa caro e muito tempo, principalmente se você tiver como meta conter um grande número de atendimentos semanais com os possíveis compradores.
Com um atendimento virtual via chat, você pode ter uma equipe mais enxuta onde os contatos vão ser bem distribuídos de acordo com a demanda, assim ganhando mais agilidade e evitando grandes custos com mega equipes.
Leads qualificados
Com o atendimento via chat online é possível ter uma conversa mais clara das necessidades que o visitante tem. Dessa maneira sua equipe vai entender melhor com mais detalhes sobre qual produto, conteúdo ou serviço o seu visitante se interessou e se ele realmente se adéqua as necessidades dele.
Com isso, na hora de subir o lead no seu gerenciador de vendas ou CRM, as principais informações colhidas durante o atendimento vão estar descritas na ferramenta, assim podendo você criar uma base segmentada de compradores para que possa futuramente oferecer outros produtos, conteúdo ou serviços de forma segmentada dentro da sua automação de marketing.
Poderia ficar escrevendo aqui milhões de benefícios que o atendimento via chat em seu site vai realmente mudar a curva de crescimento e assertividade dentro da sua empresa, mas o importante é que você aplique ao seu negócio o quanto antes.
É importante estar atendo ao fato que ter o chat no site não resolve todos os problemas. É crucial ter alguém responsável e preparado para dar todo o suporte ao cliente, de maneira educada, rápida e que entenda a necessidade e solucione o problema dele. Além disso seu time de atendimento deve ser capaz de resolver os problemas para dar mais agilidade no processo e na conversão da venda.
Se sua empresa ainda não vive a realidade de ter estratégias de crescimento que realmente façam sentido dentro do seu negócio, ou, sua equipe de vendas não está tendo uma boa demanda para trabalhar as vendas, que tal a gente sentar e conversar um pouco de como ter boas estratégias para melhorar as demandas e ter um time de vendas treinados para atender e vender bem seu produto ou serviço.