Como anunciar seu produto ou serviço corretamente – #1Leitura: 3 min
“Quer aumentar suas vendas?”
“Olha que oportunidade incrível!”
“Um curso inteiramente de graça!”
Apresentar seus produtos em todos os canais para todos os públicos é errado.
Mas como anunciar seu produto ou serviço corretamente?
Mesmo que sua empresa ou seu negócio tenha vários serviços e produtos e atendem vários públicos diferente, tentar vendê-los sem definir uma estratégia comercial de vendas vai fazer você perder dinheiro, energia e motivação, pois nem sempre os resultados vão ser satisfatórios.
Para poder começar a conversar sobre como anunciar de maneira correta o ideal é definir sua persona, pois com ela iremos compreender quem compra, suas características principais e quais são os fatores decisivos que as levam a comprar.
Mas vamos lá, o que é uma Persona?
Persona nada mais é que uma representação, um personagem fictício do seu cliente ideal para comprar seus produtos ou assinarem seus serviços. Ela se baseia em comportamentos reais, características demográficas dos seus clientes, motivações, objetivos, desafios e preocupações do seu cliente.
Como entender quem é a persona do meu produto ou serviço?
Vamos analisar do ponto que você já tem clientes, que aconselho a fazer uma base de dados com todas as características importante que o levaram a compra.
“O seu cliente vai comprar pela necessidade, pela emoção e pelas experiências que seu produto ou serviço podem proporcionar – Tiago Serra.”
A base de dados dos seus clientes será a melhor ferramenta de análise que vai ter para começar a investigar todas as características dos mesmos. Uma dica importantíssima é avaliar tanto em clientes insatisfeitos quanto clientes felizes. Faça uma pesquisa de satisfação contendo algumas perguntas que possamos traçar características que os levaram a comprar ou assinar da sua empresa. Por exemplo:
- Qual o sexo?
- Quantos anos você tem?
- Que cargo você ocupa?
- Quais mídias você prefere?
- O que te levou a comprar nosso produto ou assinar nosso serviço?
- Qual sua maior dor ou a dor da sua empresa?
- Qual a experiência em usar nosso produto ou serviço?
- Você indicaria nossa marca para alguém?
Ao conseguir essas respostas de maneira adequada, teremos um material extremamente valioso para iniciar a desenvolver nossas estratégias de marketing de maneira efetiva.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Calma aí, não vamos confundir as coisas. É natural que haja uma confusão nos conceitos de público-alvo e persona.
Persona: Daniel S. é um homem formado, tem 34 anos de idade e é solteiro. Atualmente é diretor comercial é uma grande empresa no Ceará, com isso ele desenvolve suas habilidades comerciais frequentemente através de certificações e cursos online. Está buscando uma instituição que agregue valor na sua carreira e que possa lhe certificar.
Público-alvo: Homens e Mulheres, entre 21 e 39 anos, que buscam se profissionalizar na área comercial, com renda média de R$ 4.800,00.
Entendeu a diferença?
Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou você direciona as ações de marketing digital ou marketing convencional dos seus produtos ou serviços.
Já a persona é a representação do seu cliente ideal.
Depois de definir as personas, sua empresa ou seu negócio está pronto para se comunicar de maneira mais assertiva com seus potenciais clientes. O próximo passo vai ser a gente definir nosso público-alvo e criar uma estratégia de relacionamento baseado na jornada de compra das personas.
Acompanhe nossas redes sociais, toda semana vai sair uma dica até você fera para anunciar de maneira correta em todos os canais.