Como crescer sua marca com o Growth HackingLeitura: 6 min
O Growth Hacking vem ganhando cada vez mais espaço. Empreendedores, especialistas em marketing e profissionais da área, vem aderindo e discutindo as suas vantagens. E é perceptível os níveis de crescimento que as empresas apresentam quando utilizam desse método.
Mas antes de começarmos, você sabe o que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma estratégia que auxilia no crescimento do seu negócio, fundamentada em hipóteses e experimentos.
“Uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável” disse Sean Ellis, o criador do termo Growth Hacking.
A ideia do método está quase explícita em seu nome, “growth” significa crescimento e “hack” expressa “cortar caminho” ou atalho. Por isso, o foco é encontrar oportunidades para serem criadas as táticas de crescimento.
Nessa metodologia é buscado uma melhora contínua, à vista disso, é exigido que o profissional otimize a ideia utilizada constantemente, com o intuito de buscar sempre a melhora da experiência do usuário.
As vantagens de utilizar esse método na sua empresa
Chegou até aqui buscando soluções para o seu negócio crescer de forma consistente? Você está no caminho certo. Mas, antes de aprendermos as estratégias que podemos utilizar através do Growth Hacking, vamos entender melhor as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa.
Diminuição de custos
São realizados diversos testes com o intuito de avaliar as reais necessidades da empresa e qual a forma mais efetiva de resolvê-las. Com isso, o empresário não precisa mais perder dinheiro em campanhas que não possuem eficácia.
Ampliação de compreensão a respeito do usuário
Ao utilizar o Growth Hacking é possível perceber com maior clareza e facilidade os padrões de comportamento dos clientes. Dessa forma, a sua empresa ficará mais ágil para criar novos projetos e atualizações de plataforma.
Expande a competitividade com outras empresa
Através desse método é possível colocar pequenas e médias empresas no mesmo “nível” que as empresas de grande porte. Pois, como Growth Hacking aproveita as brechas que surgem no mercado, é dada uma oportunidade delas agirem com maior agilidade e flexibilidade, diferentes das grandes empresas que utilizam de planejamento de marketing que não pode ser mudado com frequência.
Estratégias através do Growth Hacking
Com o momento de crise mundial que o mundo está enfrentando, as empresas precisam buscar novos recursos para contornar tal situação e prosseguir no caminho de crescimento e sucesso tão esperado.
Para isso, é necessário estar sempre atualizando as técnicas utilizadas e o Growth Hacking oferece excelente alternativa ao seu negócio. Conheça algumas das estratégias que são utilizadas nesse método.
Marketing de Conteúdo
Essa é uma das estratégias mais pertinentes e promissoras para as empresas. Criar um blog com posts relevantes, que tenham temas pertinentes a área de atuação do seu negócio, ajuda a gerar credibilidade e ampliar o reconhecimento da marca.
Ter um blog vai te ajudar a receber mais visitantes em seu site, de uma forma orgânica. Mas, apenas o blog não será o suficiente para obter crescimento rápido e expressivo, é necessário complementar com outras estratégias.
Marketing de Referência
Essa tática possui o objetivo de transformar os seus usuários em promotores da marca. Normalmente, o cliente indica um amigo para ser usuário da marca e recebe uma recompensa por isso. Uma grande investidora dessa estratégia é a Uber, que se consolidou no mercado criando um programa de indicação.
Implementar o SEO (Search Engine Optimization)
Otimizar os conteúdos utilizando técnicas orgânicas vão te ajudar a trazer maior tráfego e auxiliará no aumento das suas conversões. Essa técnica apresenta resultados a médio prazo, porém costuma produzir ótimos resultados.
Solicitar feedback dos clientes
Ouvir os seus clientes é um caminho que vai te ajudar a crescer cada vez mais. Por isso, uma boa opção é pedir a eles que contem sobre a experiência vivida com a sua marca. Com isso, você consegue entender melhor quais são as suas reais necessidades e o que eles mais valorizam no seu produto ou serviço.
Uma excelente dica para melhorar a interatividade e obter assim mais feedbacks, é utilizar os pop-ups solicitando comentários após realizada uma compra. A finalidade é captar informações dos clientes para ajudar na melhoria da experiência do cliente com o seu negócio.
SEM – Search Engine Marketing
É basicamente baseado na compra através de palavras-chave em sites de buscas.
Pode ser usada na divulgação de empresas online ou offline, e também para promover ações que ocorrem virtualmente ou fisicamente.
Considerado muito eficaz dentro do universo de Growth Hacking, porém é necessário investimento contínuo para a sua manutenção, o que pode ser visto como uma desvantagem para algumas pessoas.
Inbound Marketing
Traduzindo para o português, o termo significa “marketing de atração”, ou seja, como o próprio nome fala, o objetivo principal desta técnica é atrair e fidelizar os clientes.
É baseado na ideia de despertar o interesse no público como forma de atraí-los e sintam interesse no que o seu negócio oferece. Sendo uma das principais formas de atração, a oferta de conteúdos de qualidade e úteis, a fim de gerar leads e clientes.
E-mail Marketing
Consiste em ser um canal direto de comunicação com os clientes, com o objetivo de criar e manter o relacionamento, a fim de nutrir leads, gerar vendas e melhorar a retenção.
É indicado a criação de campanhas que possuam o objetivo de aproximação do público com a marca, para ajudar no aumento das taxas de vendas da empresa.
Business Development
É um processo de construção de relacionamento estratégico entre a empresa e um parceiro. Tendo o propósito de desenvolver o seu negócio, para obter base de usuários e parcerias inteligentes. Sintetizando: é um meio que gera parceria estratégica de grande impacto.
O Growth Hacking não é uma metodologia que possui uma fórmula pronta para segui-la. Ao contrário disso, é uma técnica que você pode experimentar diversas possibilidades e testar constantemente novos formatos, até entender qual o melhor caminho a seguir. Porém, é necessário verificar e atualizar constantemente para que o trabalho continue dando o resultado esperado.
E então? Gostou de conhecer mais sobre o Growth Hacking? Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato com a gente. Dar uma conferida em nosso Instagram também, tem bastante conteúdos interessantes por lá.
Achei incrível o texto, uma abordagem maravilhosa, meus sinceros parabéns a autora