Delivery de compras aumentou 59% com isolamento socialLeitura: 3 min
Apesar do isolamento social ter afetado várias empresas, com a pandemia os negócios do nicho alimentar tiveram um crescimento de 59% com pedidos feitos por delivery – Levantamento feito pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú, e obtido com exclusividade pela EXAME. Se você tem um restaurante, uma pizzaria, hamburgueria ou qualquer negócio da área alimentar ou pensa em empreender nesse ramo essa matéria é para você.
Impacto do isolamento social na rotina
O momento é atípico e as mudanças na rotina das pessoas que enfrentam a pandemia do novo Coronavírus são muitas. Todos os dias escutamos de pessoas próximas, nas mídias ou redes sociais uma intenção de proteção da coletividade, resumido na frase: “Fica em casa”.
Delivery é uma opção segura?
Essa mudança repentina mudou os hábitos de muita gente, boa parcela da população está de home office e tendo que se reinventar. Alguns se arriscam na cozinha, outros já optam pelo Delivery. Mas essa escolha gera dúvidas em alguns consumidores sobre a segurança tanto do alimento – se pode ocorrer a contaminação – ,quanto sobre a saúde de quem entrega.
De acordo com as diretrizes da autoridade sanitária europeia European Food Safety Authority (EFSA), atualmente não há “nenhuma evidência de que alimentos podem ser fontes ou rotas de transmissão do vírus”. Além disso empresas empresas de Delivery anunciaram medidas de proteção e auxílio aos entregadores, como protocolos de higiene e assistência caso o entregador seja diagnosticado com a COVID-19. O que deixa os compradores mais aliviados.
Comfort food
Com os consumidores cada vez mais exigentes, a alimentação está muito além de simplesmente ingerir a comida. O ato de se alimentar envolve, além do sabor, aroma e textura do alimento, memórias gustativas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. Nessas experiências que citei acima a partir dela que entra a ideia do conceito de comfort food.
Ou melhor “comfort food” é o conceito de usufruir de uma “comida de conforto”. Ela vai despertar emoções de aconchego e alegria, nos remetendo a momentos especiais, como uma viagem que marca, um momento no almoço ou jantar familiar ou algo acontecido no passado, como por exemplo o pudim da mamãe.
E claro, pra quem está confinado todo esse tempo, vê na comida um conforto. Comer coisas que gostamos traz sensações positivas, que melhoram o bem-estar físico e emocional. Chega a ser um entretenimento nesse momento de incerteza.
Delivery é a solução para restaurantes vazios
A regra é clara, fique em casa se puder. E quem pode fazer isso, não está frequentando restaurantes. Os estabelecimentos estão vazios, porém não estão parados. Com as medidas protetivas e a facilidade que encontramos para que nossa comida chegue em nosso lar, os restaurantes funcionam a todo vapor. Delivery foi a melhor solução encontrada para os empresários do ramo alimentício.
Gostaríamos da tua ajuda, não vai levar 5 minutinhos.
Abaixo temos uma pesquisa para entender melhor o teu comportamento hoje relacionado a Delivery’s. Por favor responda, sua participação é muito importante.